sábado, 16 de abril de 2011

9º Ano A e B - Atividade de História - Revoltas da República Velha



1º) A República surgiu sem a participação popular, como resultado de um movimento militar articulado em conjunto com uma elite agrária pouco privilegiada pelo poder imperial . Julgue as frases abaixo, corrigindo as falsas.

1 1  Nos primeiros anos da República, o Sertão Nordestino e o Contestado no Sul do país eram duas das regiões mais pobres do Brasil.

2 2  O movimento de Canudos pode ser inserido em um quadro político específico que marca o Nordeste há séculos.

3 3  O Contestado correspondia a uma área de fronteira disputada  pelos governos dos estados do Paraná e São Paulo.

4 4  José Maria e Antônio Conselheiro tinham os mesmos objetivos sociais e religiosos.

5 5  O Cangaço é visto por alguns como criminosos comuns, grupos armados que atacavam pessoas, fazendas e depósitos da região


2º) Com a instalação da República no Brasil, algumas mudanças fundamentais aconteceram. Quais? Justifique sua resposta.  

3º) Desenvolveu-se, no Brasil, em determinado período, uma política que ficou conhecida como a República do Café-Com-Leite. Comente essa afirmativa.

4º)  Na República Velha, o projeto de civilização pertencia às elites, não levava em conta a cultura nem sequer os anseios da maior parte da população. Ao contrário, pretendia afastar-se daquilo que era considerado o mais atrasado na sociedade brasileira. Julgue as frases corrigindo as falsas.

1 1 Ao contrário de Canudos,  a Guerra do Contestado, não foi um movimento messiânico, pois os revoltosos reivindicavam a posse de uma área entre Paraná e Santa Catarina.

2 2  Grupos formados por pessoas de classe média, os cangaceiros formavam bandos de justiceiros, que agiam principalmente em áreas urbanas.

3 3  A Revolta da Vacina, ocorrida em 1904, representou a reação do povo do Rio de Janeiro contra o custo de vida, o desemprego e o autoritarismo de funcionários do governo.

4 4 João Cândido, o Almirante Negro, liderou uma revolta de marinheiros contra os constantes maus-tratos a que eram submetidos, no episódio conhecido como Revolta da Chibata.

5 5  Nesse período, a classe operária era formada em grande parte por imigrantes italianos, portugueses e espanhóis.

Amores, caprichem nas respostas!  Acreditamos no  potencial de vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário