terça-feira, 19 de abril de 2011

1º ano - Questões de bioquímica e origem da vida - Prof. Marcos Apóstolo

Olá Pessoas, bom trabalho.

Questões de Bioquímica



1 - Sobre a atividade e a expressão dos genes, assinale o que for correto.

(01) Durante a transcrição de um gene normal e funcional, as fitas opostas servem de molde para a síntese de RNA mensageiros com seqüências diferentes, mas complementares.
(02) O código genético é degenerado porque o mesmo códon especifica aminoácidos diferentes em organismos procariotos e eucariotos.
(04) Tanto em animais quanto em vegetais uma cadeia polipeptídica de 100 aminoácidos pode ser traduzida a partir de um RNA mensageiro com mais de 100 códons.
(08) Nas células vegetais, a síntese de proteínas ocorre na matriz citoplasmática, no ergastoplasma, nas mitocôndrias e nos cloroplastos.
(16) Nas células animais, a síntese de proteínas ocorre na matriz citoplasmática, no ergastoplasma, nas mitocôndrias e no nucleoplasma.
(32) Sempre que a seqüência de códons do gene é alterada por substituição de um par de bases também ocorre modificação na seqüência de aminoácidos da cadeia polipeptídica codificada.


2 - Cada marinheiro da esquadra de Cabral recebia mensalmente para suas refeições 15kg de carne salgada, cebola, vinagre, azeite e 12kg de biscoito. O vinagre era usado nas refeições e para desinfetar o porão, no qual, acreditava-se, escondia-se a mais temível enfermidade da vida no mar. A partir do século XVIII essa doença foi evitada com a introdução de frutas ácidas na dieta dos marinheiros. Hoje sabe-se que essa doença era causada pela deficiência de um nutriente essencial na dieta.
                        (Adaptado de: Bueno, E.  A VIAGEM DO DESCOBRIMENTO. Rio de Janeiro. Objetiva. 1998.)

a) Que nutriente é esse?
b) Que doença é causada pela falta desse nutriente?
c) Cite duas manifestações aparentes ou sintomas dessa doença.


3 - A hipótese mais aceita para explicar a origem da vida sobre a Terra propõe que os primeiros seres vivos eram heterótrofos.
a) Que condições teriam permitido que um heterótrofo sobrevivesse na Terra primitiva?
b) Que condições ambientais teriam favorecido o aparecimento posterior dos autótrofos?
c) Além das condições ambientais, qual o outro argumento para não se aceitar que o primeiro ser vivo tenha sido autótrofo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário