sexta-feira, 22 de abril de 2011

Atividade de Inglês - 3° Ano - II Unidade - Revisão para a prova

Bom pessoal. É isso aí. Todas as atividades da II unidade de inglês já estão disponíveis no blog.
Agora é só procurar a atividade correspondente à sua turma e "mandar brasa".
E não se esqueçam: as provas da II unidade começam no dia 30/04 (sábado).
Boa Páscoa e bons estudos.
Bjs.
 
Prof.ª Marília Torres
 
Clique aqui para baixar este arquivo

Atividade de Inglês - 2° Ano - II Unidade - Revisão para a prova

Prof.ª Marília Torres
Clique aqui para baixar este arquivo

Atividade de Inglês - 1° Ano - II Unidade - Revisão para a prova

Prof.ª Marília Torres

Clique aqui para baixar este arquivo

Apostila de Origem da vida 1º ano - Biologia Profº Marcos

Essa apostila servirá para a prova. http://www.4shared.com/document/5T6YakMx/Origem_da_vida.html

Atividade de Inglês - 9° Ano - II Unidade - Revisão para a prova

Clique aqui para baixar este arquivo

Atividade de Inglês - 8° Ano - II Unidade - Revisão para a prova

Clique aqui para baixar este arquivo

Atividade de Inglês - 7° Ano - II Unidade - Revisão para a prova


Boa noite queridos alunos. Espero que vocês estejam aproveitando bem o feriadão.
A partir de hoje estou marcando presença aqui no blog.
Deixando para vocês atividades, apostilas e recados.
Aproveitem bastante este espaço.
Uma ótima Páscoa para todos.
Bjs e até mais.
Marília Torres
Clique aqui para baixar este arquivo

quarta-feira, 20 de abril de 2011

9° Ano - Química - Energia, Misturas e Separação

Olá pessoal,

Segue abaixo uma lista de questões referente ao assunto da nossa próxima Avaliação. Procurem resolvê-las e, principalmente, entendê-las!

Não deixem para estudar de última hora! Dediquem-se continuamente! O esforço rende ótimo frutos! o/

Ótimo feriado a todos vocês e bons estudos! ^^

Abraços!

Prof. Cleudo

Clique aqui para se divertir!

9° Ano - Desenho Geométrico - Semelhança

Olá alunos,

Segue abaixo uma pequena lista de exercícios referente ao assunto da nossa próxima Avaliação. Não se limitem a ela! O assunto não é complicado, mas não deixem para estudar às vésperas da prova. Dedicação diária é essencial para um ótimo resultado!

Um feriado de muita paz e estudo a todos vocês! \o/

Grande abraço!

Prof. Cleudo

Clique aqui para se divertir!

8° Ano - Matemática - Polinômios

Olá pessoal,

Aí vai uma pequena lista de exercícios sobre o conteúdo da nossa Avaliação. Não se limitem a ela! O assunto só torna-se complicado quando há falta de prática! Por isso, dediquem-se e procurem entender as questões!

Um ótimo feriado a todos e curtam o domingo de Páscoa com muitos chocolates e polinômios! =)

Um forte abraço!

Prof. Cleudo

Clique aqui para se divertir!

7° Ano - Matemática - Números Racionais

Olá pessoal,

Aqui está uma pequena amostra de questões sobre o conteúdo da nossa Avaliação. Não se limitem a elas! Procurem, mais do que resolvê-las, entendê-las! E lembrem-se: o esforço nunca é demais! Por isso, dediquem-se!

Boa diversão! ;)

Um grande abraço!

Prof. Cleudo

Clique aqui para se divertir!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Atividade de História 8º A e B

Olá queridos alunos! Segue, em anexo, a atividade para facilitar o aprendizado de vocês!

Bom trabalho!

Clique aqui para baixar.

Prof.ª:  Débora Lemos & Dayana Monteiro

Atividade de História 7 º A e B

Olá queridos alunos! Segue, em anexo, as atividades para facilitar o aprendizado de vocês!

Bons estudos!

Clique aqui para baixar!


Profª:  Débora Lemos & Dayana Monteiro

3º ano - Questões de Genética

Ola Pessoas! Boa diversão.

Questões de Genética


1 - A cor da pelagem em coelhos é determinada por uma série de alelos múltiplos composta pelos genes C, c1, c2 e c3, responsáveis pelos fenótipos aguti, chinchilla, himalaio e albino, respectivamente. A ordem de dominância existente entre os genes é C > c1 > c2 > c3.
Responda:
a) Quais as proporções fenotípicas e genotípicas esperadas na progênie do cruzamento entre um coelho aguti (Cc1) e um coelho chinchilla (c2c3)?
b) Como você explicaria o aparecimento de coelhos albinos a partir de um cruzamento entre coelhos himalaios?


2 - Um homem faleceu por causa de uma transfusão de sangue. Sabendo-se que seus pais pertenciam aos grupos B (homozigoto) e AB, pergunta-se:
a) qual é o grupo sangüíneo do homem em questão?
b) qual ou quais os possíveis grupos sangüíneos usados erroneamente na transfusão?

3 - Considere a figura a seguir que representa o resultado da primeira divisão meiótica de uma célula feminina:

a) Indique o genótipo do embrião formado a partir da fecundação do óvulo resultante dessa célula por um espermatozóide de um macho recessivo para os dois pares de genes considerados.
b) Quais os possíveis genótipos dos filhos possíveis do mesmo casal?

2º ano - Questões de Botânica

Olá Pessoas! Bom trabalho.

Questões de Botânica


1 - Analisando o esquema adiante que representa o ciclo vital de uma alga haplobionte (N) e com genoma igual a 8 cromossomos, responda:

a) Quantos cromossomos apresentam as estruturas I e II, respectivamente?
b) Quais são os fenômenos celulares representados pelas letras A, B e C, respectivamente?


2 - Na Mata Atlântica que é uma ambiente bastante úmido, é comum encontrarmos vegetais pequenos (alguns centímetros), crescendo sobre troncos e ramos de árvores e recobrindo áreas sombreadas do solo. Sabendo-se que na reprodução desses organismos não há flores mas há gametas envolvidos, responda:
a) Que plantas são essas?
b) Qual fator limita seu tamanho?
c) Qual é a fase verde e duradoura de seu ciclo vital?
d) Qual é a fase transitória de seu ciclo vital?


3 - Um estrangeiro, em visita à região sul do Brasil, teve sua atenção voltada para uma planta nativa, de porte arbóreo, com folhas pungentes e perenes e flores reunidas em inflorescências denominadas Estróbilos. Desta planta obteve um saboroso alimento, preparado a partir do cozimento em água fervente.
a) Qual o nome popular desta planta e a que grupo pertence?
b) O alimento obtido corresponde a que parte da planta?

4 - Analisando-se ao microscópio óptico uma lâmina contendo um corte transversal de uma estrutura vegetal, chegou-se a conclusão de que se tratava de um caule de Monocotiledônea típico.
Quais foram as evidências anatômicas presentes que permitiram reconhecer a estrutura como:
a) caule?
b) pertencente a Classe das Monocotiledôneas?

1º ano - Questões de bioquímica e origem da vida - Prof. Marcos Apóstolo

Olá Pessoas, bom trabalho.

Questões de Bioquímica



1 - Sobre a atividade e a expressão dos genes, assinale o que for correto.

(01) Durante a transcrição de um gene normal e funcional, as fitas opostas servem de molde para a síntese de RNA mensageiros com seqüências diferentes, mas complementares.
(02) O código genético é degenerado porque o mesmo códon especifica aminoácidos diferentes em organismos procariotos e eucariotos.
(04) Tanto em animais quanto em vegetais uma cadeia polipeptídica de 100 aminoácidos pode ser traduzida a partir de um RNA mensageiro com mais de 100 códons.
(08) Nas células vegetais, a síntese de proteínas ocorre na matriz citoplasmática, no ergastoplasma, nas mitocôndrias e nos cloroplastos.
(16) Nas células animais, a síntese de proteínas ocorre na matriz citoplasmática, no ergastoplasma, nas mitocôndrias e no nucleoplasma.
(32) Sempre que a seqüência de códons do gene é alterada por substituição de um par de bases também ocorre modificação na seqüência de aminoácidos da cadeia polipeptídica codificada.


2 - Cada marinheiro da esquadra de Cabral recebia mensalmente para suas refeições 15kg de carne salgada, cebola, vinagre, azeite e 12kg de biscoito. O vinagre era usado nas refeições e para desinfetar o porão, no qual, acreditava-se, escondia-se a mais temível enfermidade da vida no mar. A partir do século XVIII essa doença foi evitada com a introdução de frutas ácidas na dieta dos marinheiros. Hoje sabe-se que essa doença era causada pela deficiência de um nutriente essencial na dieta.
                        (Adaptado de: Bueno, E.  A VIAGEM DO DESCOBRIMENTO. Rio de Janeiro. Objetiva. 1998.)

a) Que nutriente é esse?
b) Que doença é causada pela falta desse nutriente?
c) Cite duas manifestações aparentes ou sintomas dessa doença.


3 - A hipótese mais aceita para explicar a origem da vida sobre a Terra propõe que os primeiros seres vivos eram heterótrofos.
a) Que condições teriam permitido que um heterótrofo sobrevivesse na Terra primitiva?
b) Que condições ambientais teriam favorecido o aparecimento posterior dos autótrofos?
c) Além das condições ambientais, qual o outro argumento para não se aceitar que o primeiro ser vivo tenha sido autótrofo?

Atividade de Sociologia - 2 ano

Prezados(as) alunos(as),

Segue uma atividade de Sociologia para enriquecer o saber:



Em sua opinião, existe um crescimento econômico sem afetar o meio ambiente?

Bons estudos!
Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente. Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.
Prof. Edson Paulo.

Atividade de Sociologia - 1 ano

Prezados(as) alunos(as),

Segue uma atividade de Sociologia para enriquecer o saber:

A reciclagem é umas das alternativas para o tratamento do lixo urbano e contribui diretamente para a conservação do meio ambiente. Ela trata o lixo como matéria-prima que é reaproveitada para fazer novos produtos e traz benefícios para todos, como a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários, a diminuição da extração de recursos naturais, a melhoria da limpeza da cidade e o aumento da conscientização dos cidadãos a respeito do destino do lixo.

Quais são os benefícios da reciclagem para a nossa sociedade?
Bons estudos!

Prof. Edson Paulo.

Atividade de Sociologia - 3 ano

Prezados(as) alunos(as),

Segue uma atividade de Sociologia para enriquecer o saber:


Ao participar, pela primeira vez, do evento mundial em defesa do meio ambiente do planeta, a cidade de Aracaju, capital de Sergipe, conseguiu reunir mais de 300 pessoas em torno do Mirante da 13 de Julho, local escolhido como marco simbólico da cidade, cercado por manguezal e pelo rio Sergipe.
Camisas, velas e lanternas foram distribuídas a um público formado por pessoas de diversas idades e autoridades que lá compareceu para apoiar a ação do WWF-Brasil contra o aquecimento global. Os participantes do evento puderam assistir ao show de artistas sergipanos que aderiram à causa ambiental.
O que pode representar o “Hora do Planeta” para um crescimento sustentável?

Bons estudos!
Prof. Edson Paulo.

Atividade de Filosofia - 2 ano

Prezados(as) alunos(as),

Segue uma atividade de Filosofia para enriquecer o saber:

Explique como opera a razão intuitiva. (Questão do livro de Filosofia p. 82).

Bons estudos!

Prof. Edson Paulo.

Atividade de Filosofia - 1 ano

Prezados(as) alunos(as),

Segue uma atividade de Filosofia para enriquecer o saber:

Como os filósofos do século XX passaram a pensar a história? (Questão p. 67 - livro de Filosofia).

Bons estudos!

Prof. Edson Paulo.

9º ano A e B- Questões de BIOLOGIA - Profª Josi Almeida

Olá pessoal,


Aproveitem as questões para revisar o conteúdo da prova e anotem todas as dúvidas! Na proxima aula (após o feriado) estaremos corrigindo e fazendo uma revisão geral para nossa avaliação!
Vale lembrar que é importante estudar a apostila com o conteúdo e as anotações do caderno!!!
Com empenho, os resultados serão satisfatórios!
Bons estudos, bom feriado e um grande abraço!

Att.: Profª Josi Almeida


CLIQUE NO LINK ABAIXO E SALVE A APOSTILA:
http://www.4shared.com/account/document/PcewJPrq/Blog_9_ano_II_unidade.html

9º ano do Ens. Fundamental Maior - Apostila de Física: MRUV (II Unidade)

Prezados Alunos do 9º ano A/B,


Segue logo abaixo o link com a Atividade do Blog.

Divirtam-se!!!!!



Clique aqui para baixar


Atenciosamente,

Prof. Cleverton

domingo, 17 de abril de 2011

2ª Série do Ensino Médio - Adjetivo e pronome - Português

Olá, queridos alunos!
Dedicação e empenho sao fundamentais para o sucesso.
Sucesso!
Um abraço,
Professora Gleide

Baixe aqui o exercício.

1ª Série do Ensino Médio - Funções da linguagem - Português

Exercícios de aprofundamento para os alunos da 1ª série EM.

Deliciem-se e tenham um bom divertimento.

Um abraço,

Profª Gleide

Baixe aqui

9º ano - Filosofia - Sustentabilidade

1º) Analise a música abaixo e relate alguma notícia recente que seja positiva ou negativa em relação a Água.


TURMA DA MÔNICA - Água! Vamos Economizar!

Economizar água!


Sabendo usar não vai faltar água em nenhum lugar.
Economizar água! Água é pra se usar mas sem exagerar.
Economizar água é bom! Não deixe a torneira pingando,
senão a água pode acabar.
Se é fácil abrir a torneira, é muito mais fácil fechar.
Você que lava calçada e gosta de cantar no banheiro,
a água é desperdiçada, acaba e custa muito dinheiro.
Por isso, é preciso: Economizar água! Sabendo usar não vai faltar
água em nenhum lugar.
Economizar água! Água é pra se usar mas sem exagerar.
Economizar água! (5x)
Economizar água é bom!


2º) Sustentabilidade é a habilidade, no sentido de capacidade, de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Produza um texto sobre o Meio Ambiente, seja coerente em suas ideias.

7º ano - Sociologia - Sustentabilidade

1º) Sustentabilidade é a habilidade, no sentido de capacidade, de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Produza um texto sobre o Meio Ambiente, seja coerente em suas ideias.

2º) Analise a música abaixo e relate alguma notícia recente que seja positiva ou negativa em relação a água.

Musica: Planeta Água

Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua

Na corrente do ribeirão



Águas escuras dos rios

Que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias

E matam a sede da população

Águas que caem das pedras

No véu das cascatas, ronco de trovão

E depois dormem tranqüilas

No leito dos lagos, no leito dos lagos ............


Terra, Planeta Água

Terra, Planeta Água

Terra, Planeta Água

9º Ano - Português - Orações coordenadas e subordinadas

Olá, queridos alunos do 9º ano!
Chegou a hora de ampliar seus conhecimentos.
Bom desempenho!
Um abraço,
Prfª Gleide

Baixe aqui

3ª Série do Ensino Médio - Português - Orações coordenadas e subordinadas

Atividade - 3ª série Ensino Médio
"A diferença entre uma pessoa de sucesso e as outras não é a falta de forças, nem a falta de conhecimento, mas particularmente a falta de determinação." (Vicente T. Lombardi)

Clique aqui para baixar.